destaque

Events Schedule

Home | Collections | Botânica

Para além das colecções vivas, o Jardim Botânico (JB) tem colecções de espécimes conservadas em herbário e banco de sementes, totalizando mais de 200 000 exemplares. O herbário LISU inclui importantes e históricas colecções de Portugal, Macaronésia e África, integrando numerosos espécimes tipo (tipos nomenclaturais), exemplares únicos, alguns dos quais de taxa exclusivos das regiões exploradas. É uma referência reconhecida a nível mundial, por apresentar informação geográfica e ecológica, o que permite a elaboração de mapas de distribuição de espécies, a selecção de áreas com importância para a conservação (parques naturais, Rede Natura 2000 e outras áreas), o estudo das alterações climáticas, estudos moleculares, prestando assim um serviço público que não pode ser fornecido por outro tipo de instituição.

O banco de sementes do Jardim Botânico é o único que a nível nacional se encontra ligado a uma rede europeia de bancos de sementes, que procura contribuir para a conservação de espécies selvagens. O banco de sementes integra um importante espólio de diversidade genética e biológica, tendo em vista a conservação da biodiversidade ex situ. Está a construir-se uma espermateca, que ficará ao serviço da botânica forense, a medicina, a arqueologia, entre outros.

As colecções vivas cultivadas no JB são oriundas das mais diversas partes do mundo, e representam um património de inegável interesse do ponto de vista histórico, cultural e científico, permitindo a aproximação da sociedade às plantas – base da vida na terra – e proporcionando o aumento da literacia científica das comunidades, sendo um instrumento único para a divulgação e formação científicas.

Facebook +