destaque

Events Schedule

Home | Collections

As colecções de história natural são infra-estruturas científicas globais que constituem um dos pilares dos museus de história natural. Para além do valor intrínseco de documentação da história natural presente e passada e do contributo para a compreensão de “quem somos” e do “nosso lugar” no universo, as colecções de história natural possuem também um valor instrumental importante, ao contribuírem para a resposta a problemas globais de relevância actual para a sociedade, como o entendimento das dinâmicas do planeta, do efeito das alterações climáticas, o delinear de estratégias sustentáveis de conservação e desenvolvimento, a epidemiologia de doenças infecciosas ou o estudo, a gestão e a descoberta de recursos naturais.

As colecções de história natural auxiliam os investigadores na compreensão do mundo à nossa volta, fundamentam e tornam inteligível a difusão do conhecimento científico junto dos diferentes públicos, acrescentando-lhe dimensão social, estética e histórica.

As colecções de história natural representam um recurso finito e muito valioso, especialmente devido à enorme importância da vasta informação holística a elas associada. Esta informação é continuamente ampliada e actualizada à medida que os espécimes vão sendo estudados por sucessivas gerações de investigadores.

Insectos

Acompanhando a permanente evolução da sociedade, as colecções de história natural são recorrentemente utilizadas para testar novas hipóteses científicas, derivadas de avanços conceptuais e/ou tecnológicos. Assim, como fonte de informação inesgotável, os objectos que compõem as colecções de história natural podem ser constantemente revisitados, garantindo o princípio de verificação do método científico para a descrição do mundo natural, o que lhes confere um valor intemporal.

As colecções são constituídas por espécimes muito sensíveis e a sua preservação é fundamental para a manutenção do seu valor como elementos da nossa herança científica e cultural. O melhoramento das condições de conservação e documentação das colecções facilita o acesso aos espécimes, assegura a sua perpetuação para investigação futura e aumenta o seu valor científico.

As colecções do MNHN, constituídas ao longo de cerca de 250 anos e em constante crescimento, são uma base de dados fundamental para a compreensão da diversidade do mundo natural, em particular de Portugal continental e insular, assim como dos antigos territórios ultramarinos. Encerram os testemunhos da história da Terra e da Vida e uma memória ecológica, com um papel único a desempenhar na preservação da biodiversidade. O Museu Nacional de História Natural (MNHN) alberga colecções geológicas, botânicas, zoológicas e antropológicas.

Facebook +