destaque

Events Schedule

Home | Sala do Veado | Espaço de Arte Contemporânea
Sala Veado

A Sala do Veado, espaço de arte contemporânea experimental e espaço de reflexão artística surge na sequência do aproveitamento de uma sala que ficou danificada com o incêndio de 1978 que dizimou o museu. Das cinzas renasceu esta Sala de exposição de arte que surgiu na década de 90 e se prolonga até aos dias de hoje.

Na Sala do Veado, organizaram-se diferentes manifestações culturais: exposições de escultura, pintura, desenho, fotografia, instalações, dança, performances, teatro, moda …

Os artistas plásticos que expuseram na Sala do Veado, foram deixando a sua marca. Não só através de iniciativas culturais efémeras, mas também através de uma forte presença física permanente nas paredes, no tecto, no chão, com marcas de giz, com tinta, com pregos, com parafusos, buchas … testemunhos. Cada exposição é única e irrepetível, mesmo quando os artistas regressam à Sala do Veado. É uma sala para todos, mas não é para qualquer um. É um espaço desafiante com as suas paredes de cimento, inacabadas, frias, e que espera as obras de arte para se tornar intimista. Um espaço nu onde se pode pregar, pintar, desenhar aparafusar, enfim... criar.

Uma Sala onde o possível vence o improvável, e que para muitos é mágica, camaleónica, absorvente.

A Sala do Veado, como espaço artístico-cultural é e esperamos que continue a ser um marco importante no meio artístico, assim como para a cidade de Lisboa. Deverá servir de exemplo a outros museus para que não se deixem limitar pelas suas tipologias. Vivemos num tempo em que as ligações entre a arte, o ambiente e a ciência são inevitáveis. Urge trazer novos públicos e cruzar sensibilidades e conhecimento.

Sala do Veado

Informações e marcações

Dra. Sofia Marçal


Phone
  • | 21.044.35.98
Facebook +