destaque

Events Schedule

Home | Borboletário | Aracnário
aranhas1

As aranhas são o grupo mais diverso de predadores à face da terra, mantendo a sua morfologia quase intacta há mais de 300 milhões de anos. As aranhas desenvolveram um conjunto de estratégias que lhes permitiram ocupar, praticamente, todos os ecossistemas terrestres.
Em Portugal são conhecidas cerca de 900 espécies de aranhas, muitas delas endémicas i.e. ocorrem apenas no nosso país. Neste sentido, é nossa responsabilidade estudar estas espécies únicas e usar esse conhecimento para as proteger. As espécies identificadas, actualmente, em Portugal correspondem apenas a 30% do território nacional, pelo que este grupo é mal conhecido e há ainda muitas espécies por descrever e estudar.
O Aracnário tem como objectivo contribuir para o aumento de nosso conhecimento sobre a aracnofauna portuguesa através da recriação de diferentes habitats portugueses, que apresentam algumas das espécies de aranhas mais emblemáticas. Isto permite não só o seu estudo científico como dá ao público que o visita a oportunidade de ver e aprender um pouco mais sobre a riqueza e diversidade que nos rodeia e que muitas vezes se esconde a nossos pés.

Facebook +